quarta-feira, 24 de junho de 2009

Pesquisa dos perfis no TWITTER


Blogando hoje pela manhã encontrei esta notícia publicada no Portal Imprensa que traçou um perfil dos usuários do Twitter brasileiro. A pesquisa foi feita pelo IBOPE que registrou um aumento de 456% de acessos e integrantes do microblog. Claro que o ORKUT ainda é a social networking predileta dos brasileiros, mas o twitter já já será concorrente do Google.


Por Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

A equipe brasileira do Twitter realiza, desde o último dia 12 de maio, um censo para conhecer as proporções da twittosfera no país e o perfil de seus usuários.

O censo, que não tem data prevista para acabar, segundo o site do projeto, recebeu até o momento um total de amostras de 12835 perfis, sendo a maioria pessoal (97,38%) e uma parcela mínima de 2,62% de empresas. A partir destes dados, questiona-se de que modo o serviço de microblog se tornará rentável, já que não pretende cobrar de seus usuários individuais, mas estuda uma taxa às empresas.

Entre homens e mulheres, o censo mostrou equilíbrio: 55% e 42%, respectivamente. Pessoas entre 19 e 24 anos respondem por 43% dos usuários, seguidos da faixa dos 25 aos 30 (25%). Usuários entre 15 e 18 correspondem à 13% da audiência da rede social.

O maior número de usuários está na região sudeste do país. O estado de São Paulo lidera com 38%, Rio de Janeiro possui 11% e Minas Gerais, 8%.

A grande maioria das pessoas acessa o serviço através de computadores (66%), sendo que esses acessos ocorrem, principalmente, a partir de suas residências (37%).

O levantamento, que é o primeiro sobre o serviço de microblog no país, é feito através de um questionário disponível no site da equipe do Twitter no Brasil.

De acordo com dados do Ibope, apesar do crescimento estrondoso do Twitter, que só no último mês de abril registrou crescimento de 456% no número de acessos, o serviço ainda está longe de alcançar os quase 18 milhões de usuários da rede social Orkut. Por ora, o microblog possui cerca de 680 mil perfis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário