segunda-feira, 8 de junho de 2009

Utopias-distopias contemporâneas o ciberespaço conceitos e teorias

UTOPIA, E O QUÊ? DISTOPIA, E DAÍ?


ESPERANÇA CATÁSTROFE



DISTOPIA




“É provavelmente, demasiado elogioso chamar-lhes utópicos; deveriam em vez disso ser chamados dis-tópicos, ou caco-tópicos. O que é comumente chamado utopia é demasiado bom para ser praticável; mas o que eles parecem defender é demasiado mau para ser praticável."



Foi através do discurso de John Stuart Mill e Gregg Webber em 1868, no Parlamento Britânico, que a expressão Distopia, foi utilizada pela primeira vez. Certamente, baseado no amplo conhecimento do Grego, que ambos possuiam:




O prefixo grego "dis" ou "dys" ("δυσ-") significa "mau", "anormal", "estranho", a palavra grega "topos" ("τόπος"), significa lugar e o grego "ou-" ("ου") significa "não". Assim, utopia significa "lugar nenhum" e distopia significa "lugar mau".
Grego Antigo




Distopia ou Antiutopia




Pensamento - Filosofia - Processo discursivo

antítese da utópica / “utopia negativa”



Afeta a Sociedade gerando:




TOTALITARISMO

NORMAS FLEXIBILIZADAS




AUTORITARISMO

CONTROLE OPRESSIVO



Que reflete na Tecnologia, que por sua vez é instrumento de domínio da Sociedade, utilizado por:




CORPORAÇÕES ESTADO INSTITUIÇÕES



A maioria das distopias tem alguma conexão com o nosso mundo, mas frequentemente em um futuro imaginado ou um mundo paralelo. Além disso, a distopia foi causada em consequência da ação ou da falta de ação humana, de um mau comportamento ou da ignorância.


UTOPIAS




As utopias são sistemas sociais idealizados e não têm raízes na nossa sociedade atual, figurando em outra época ou tempo ou após uma grande descontinuidade histórica.

A utopia de Thomas More

Embora Utopia signifique lugar nenhum, ela representa uma ilha
com uma comunidade perfeita


Nenhum comentário:

Postar um comentário