sexta-feira, 5 de junho de 2009

Queremos participar do espetáculo!

Para quem ainda não sabe, os utópicos e distópicos são amigos que se conheceram no curso de pós-graduação da Cásper Líbero, da disciplina Mídia e Poder. Durante o semestre vimos diversas vezes expressões como sociedade do espetáculo, shownalismo e outras que nos remetem à prática do jornalismo como um grande circo, um grande espetáculo que faz de tudo para conseguir audiência e prender a atenção dos espectadores, leitores e afins. E no nosso jornalismo participativo, sobre o qual eu já falei algumas vezes por aqui? Onde fica o espetáculo? O que significa participar de todo esse circo de notícias e sensacionalismo?

Encontro pelo menos duas respostas, o resto eu deixo para vocês pensarem. A primeira está na quantidade de notícias recebidas pelos portais de jornalismo-cidadão. Muitos falam sobre o que acontece em seu bairro, o acidente do trânsito, mas o recorde são as matérias sobre celebridades. No Minha Notícia, do portal iG, a maioria das colaborações recebidas até o ano passado eram alguma fofoca ou foto de celebridade. Existe até um canal específico para isso, o Foto Flagra. Todo mundo quer ser paparazzi e entrar no mundo do espetáculo da notícia pelo próprio espetáculo, através de quem está sob os holofotes. E aí vale de tudo. A mulher fruta que foi à praia, a outra que saiu sem calcinha e o que os olhos vívidos dos internautas repórteres conseguirem captar.

Outra reposta é ter a sua reputação para ser respeitado no meio de toda a enxurrada de notícias e conquistar o seu próprio público. E isso vai além do jornalismo participativo. Está nos blogs, nos comentários de matérias e no que mais der voz ao internauta. Ele quer que a sua visão sobre todo o espetáculo da notícia seja lida, ouvida e ganhe vida em fórum de discussão. O Minha Notícias e outros sites do gênero mostram rankings com os leitores que mais colaboram ou que tem as matérias mais comentadas. Alguns portais como o Overmundo usam o ranking para editar a página principal. Quem tiver mais comentários e for mais bem votado, ganha mais destaque. O Slashdot, referência para o mundo de tecnologia, tem seguidores fiéis de determinados colaboradores, que fizeram a sua fama no portal com boas notas nos comentários.

Quem escreve quer falar para alguém e quer ser ouvido. A boa reputação no jornalismo participativo significa que você está no caminho certo e estão dando importância ao que você fala. Ou seja, você conseguiu ter a sua voz e o seu próprio papel em todo o espetáculo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário