quarta-feira, 8 de abril de 2009

"ADMIRÁVEL MUNDO NOVO"

"Les utopies apparaissent comme bien plus réalisables qu'on ne le croyait autrefois. Et nous nous trouvons actuellement devant une question bien autrement angoissante: Comment éviter leur réalisation définitive?...Les utopies sont réalisable. La vie marche vers les utopies. Et peut-être un siècle nouveau commence-t-il, un siècle où les intellectuels et la classe cultivée rêveront aux moyens d'éviter les utopies et de retourner à une société non utopique, moins 'parfaite' et plus libre".
Nicolas Berdiaeff





"Utopias aparecer mais viável do que se acreditava anteriormente. E agora estamos confrontados com problemas outra inquietante: Como evitar a sua realização ... As utopias são possíveis. Vida para utopias. E talvez aí começa um novo século, um século em que os intelectuais e educada classe para sonhar meios evitar utopias e retornar a um não-utópica, menos' perfeita 'e mais livre. "

Ferramenta Tradutor Google

Cada vez mais se tem a oportunidade de usufruir da Globalização, que está carregada de utopias, principalmente de que se pode unificar o mundo através do ciberespaço. Por um lado se compartilha em diversas línguas o pensamento e as verdades de pessoas por todo o mundo, e a Internet através de suas ferramentas variadas, proporciona a possibilidade de traduzir estes pensamentos e verdades para a sua língua, no entanto, diante desta praticidade e "eficiência" é preciso o filtro do ser humano, é preciso que o dissernimento humano seja aplicado e traga à toma o toque racional e crítico que somente o ser humano pode ter, mas muitas vezes não pratica...

"Utopias parecem ser mais viáveis do que se acreditava anteriormente. E agora estamos confrontados com outro problema inquietante: Como evitar a sua realização ... As utopias são possíveis. Vida para utopias. E talvez aí começa um novo século, um século em que os intelectuais e classe letrada passa a sonhar com meios de evitar utopias e retornar a uma realidade não utópica, menos' perfeita 'e mais livre. "

Toque racional e crítico de um ser humano

Vocês que fazem parte dessa massa;Que passa nos projetos do futuro;É duro tanto ter que caminhar;E dar muito mais do que receber;E ter que demonstrar sua coragem;À margem do que possa parecer;E ver que toda essa engrenagem;Já sente a ferrugem lhe comer;Oh!Vida de gado;Povo marcado;Povo feliz!

Lá fora faz um tempo confortável;A vigilância cuida do normal;Os automóveis ouvem a notícia;Os homens a publicam no jornal; E correm através da madrugada;A única velhice que chegou;Demoram-se na beira da estrada;E passam a contar o que sobrou...Oh!Vida de gado;Povo marcado;Povo feliz!

O povo foge da ignorância;Apesar de viver tão perto dela;E sonham com melhores tempos idos;Contemplam essa vida numa cela...Esperam nova possibilidade;De verem esse mundo se acabar;A Arca de Noé, o dirigível;Não voam nem se pode flutuar;Não voam nem se pode flutuar;Não voam nem se pode flutuar! Oh!Vida de gado;Povo marcado!Povo feliz!

Zé Ramalho

"Admirável Mundo Novo" - O LIVRO - por Aldous Huxley

Pubicado em 1930, Admirável Mundo Novo projeta um tipo de sociedade que, naquela época, era ainda virtual. Família, sentimento, espiritualidade, velhice tornaram-se valores ultrapassados. A reprodução da espécie em laboratórios, a classificação dos seres em casta, a inexistência de liberdade, a preservação do corpo físico, a felicidade à base de sedativo, o consumo sem limite constituíam o modelo ideal de organização humana.Passados quase setenta anos, a linha divisória entre ficção e realidade tornou-se mais sutil, e o leitor do século XXI pode reconhecer, na obra, valores e comportamentos que deixaram de ser imagens literárias de um mundo futurista para serem expressão de um modo de vida, agora real.

O Admirável Mundo Novo: Fábula Científica ou Pesadelo Virtual?

"O cientificamente possível é eticamente viável? O Admirável Mundo Novo, é uma “fábula” futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Olhando o presente, podemos imaginar um futuro semelhante em termos de avanços tecnológicos. Será ele de excessiva falta de ordem, da ordem em excesso preconizada por Huxley ou já vivenciamos o pesadelo virtual de Matrix, a fábula cinematográfica atual ?"
Maria Clara Corrêa Tenório


....Esfregou as mãos.Porque, veja bem, não se contentavam com incubar simplesmente os embriões: isso, qualquer vaca era capaz de fazer.
- Nós também predestinamos e condicionamos. Decantamos nossos bebês sob a forma de seres vivos socializados, sob a forma de Alfas ou de Ípsilons, de futuros carregadores ou de futuros...- ia dizer "futuros Administradores Mundiais", mas, corrigindo-se, completou: - futuros Diretores de Incubação...

... Lá fora, no jardim, era a hora do recreio. Nus, sob o suave calor do sol de junho, seiscentos ou setecentos meninos e meninas corriam sobre grama, soltando gritos agudos, ou jogavam bola, ou se acocoravam silenciosamente em grupos de dois ou três entre os arbustos em flor. As rosas desabrocham, dois rouxinóis cantavam seu solilóquio nas ramagens, um cuco emitia gritos dissonantes entre as tílias. O ar modorrava ao murmúrio das abelhas e dos helicópteros...

... "O wonder! How many goodly creatures are there here! How beauteous mankind is! O brave new world. That has such people in't." (A tempestade) ___ "Oh, admirável mundo novo!" - repetiu. - "Oh, admirável mundo novo, que encerra criaturas tais!"


Postado por: Taciana Luciano

Nenhum comentário:

Postar um comentário