segunda-feira, 13 de abril de 2009

A UTOPIA DO HOLOGRAMA

O cinema sempre foi uma grande máquina de prever o futuro. No maior exercício utópico e, não raras vezes distópico, a sétima arte é certeira em alguns pontos.
Quantas vezes não assistimos um filme e ficamos imaginando se tudo aquilo que apareceu na telona existisse. Como nossa vida seria facilitada com aparelhos ligados com comando de voz, televisão com imagem em 3D, prédios inteligentes, celulares minusculos e com milhões de funções, carros flutuantes e que dirigem sozinhos. Claro que muita coisa é, ainda, mera ilusão, mas muitas outras maluquices cinematográficas já fazem parte do dia-a-dia.
Você já ouviu falar em Holograma? Holograma é um método de registro "integral" com relevo e profundidade, ou seja, uma imagem real, em três dimensões, na sua forma completa. Tal experimento foi concebido em 1948, mas sua utilização era considerada impossível. Novamente entra o cinema nesta história. Os hologramas foram popularizados na saga "Star Wars". Para a história do cinema fica o famoso holograma da princesa Leia a pedir ajuda a Obi-Wan Kenobi (foto).
Todos imaginavam que isso estaria longe de ser utilizado na "vida real". Até que a rede de televisão americana CNN fez a primeira transmissão via holograma da história, o fato aconteceu ano passado nas eleições para a presidência americana. A utopia virou realidade mais uma vez. O vídeo abaixo traz um pedaço da tal transmissão, vale a pena acompanhar.


Um comentário:

  1. Nossa, que surreal! Quando comentamos em sala não tinha noção exata de como era. Parece que ela se teletransportou pro estúdio.
    Bem legal, mas não sei até que ponto isso pode ser "útil" em uma cobertura ou se é só a cereja do bolo mesmo..rsrs
    bjos
    Maysa

    ResponderExcluir