terça-feira, 28 de abril de 2009

Domínio do faça você mesmo

Na semana passada, uma notícia chocou o mundo dos esportes. O time de vôlei feminino do Finasa/Osasco, tricampeão brasileiro e vice nas últimas quatro edições da Superliga, havia sido extinto. Pouco depois, a torcida da ex-equipe começou a se movimentar. Organizaram um blog, conseguiram espaço na mídia, gritaram aos sete ventos em outros blogs ou site de jornalismo participativo a importância do time, fizeram pressão e conseguiram que a equipe seguisse em Osasco. Pelo menos é isso que eles defendem! Garantem que a prefeitura na cidade segurou o time graças à pressão dos torcedores.


Sou editora de um blog de vôlei e participei dessa experiência. Desde que comecei a escrever, em 2006, os posts sobre a extinção e os novos rumos do time foram um dos mais comentados. Os torcedores mostraram força e união e conseguiram, através da interação no jornalismo on line, ganhar voz. Pouco depois do término do Finasa/Osasco, os fãs criaram um blog chamado “Vamos Osasco”, organizaram uma manifestação para protestar contra os patrocinadores e lutar pela continuidade da equipe e espalharam a notícia pela internet. Segundo Mônica Cornellas, uma das organizadoras do movimento, eles avisaram família, amigos, vizinhos e quem fosse preciso para divulgar o blog e a manifestação em outros blogs, fórum, Orkut e todas as ferramentas abertas para a interação.


Foi assim que eu mesma fiquei sabendo do movimento. Monica e Ana Carolina, outra integrante, deixaram um comentário no blog pedindo apoio. Achei a causa nobre como apaixonada de vôlei que sou e abri um espaço para a comunicação. Porém, elas não conseguiram apenas atingir os apaixonados por vôlei. A idéia de pulverizar comentários deu certo e o movimento ganhou destaque na página de esportes de todos os grandes portais nacionais. Saiu no Globo.com, no Uol, no Terra e no iG.


No final da semana, saiu a boa notícia que o time iria continuar na cidade e que todas as jogadoras seriam convidadas a integrar o “novo Osasco”, que ainda não tem nome porque ainda não foram revelados quem são os novos patrocinadores. Sabemos apenas que eles existem e é um grupo de empresários. Mais uma vez, uma enxurrada de comentários, agora vangloriando o poder da torcida, que se manifestou e não perdeu o time.


Isso é uma mostra de um bom oportunismo. Os torcedores aproveitaram uma notícia que estava em alta, destacada em todos os lugares, para terem a sua voz. E conseguiram com as ferramentas da interação. No final, eles ficaram felizes com a conquista com a permanência do time e ainda foram notícia em diversos lugares, inclusive no meu blog. Parabéns! Entenderam perfeitamente como funciona! 

2 comentários:

  1. Parabéns a equipe pelo novo layout! Ficou muito bom... Eu sempre paro pensar, e com esse fato, fiquei mais uma vez com essa "pulga atrás da orelha", até onde o término da equipe foi verdade, será que não houve uma jogada de MKT para conquistar novos anunciantes?
    Parabéns pelo blog!

    Dayane - Dejávi

    ResponderExcluir
  2. Acho q não foi uma jogada de marketing pq o Bradesco mudou a presidência e o novo presidente entrou com a meta de cortar custos! Manter um time de mais de 6 milhoes de reais de folha não estava nos planos do cara.
    E outra, acabar patrocínio entre uma temporada e outra do volei nunca foi e nunca será novidade. Todo ano um time acaba e outro surge. Esse fato só ganhou tal dimensão porque aconteceu com uma equipe grande, patrocinada por um banco grande....

    ResponderExcluir